Ciência Forense

Ciência ForenseA ciência forense é de extrema importância na criminologia, uma vez que fornece a informação científica essencial à investigação criminal e aos tribunais.

 Engloba todo um conjunto de áreas, tais como: a antropologia, a entomologia (insectos), a odontologia, a patologia e a psicologia que actuam de modo a resolver casos de carácter legal.

É através da ciência forense que se analisam vestígios, nomeadamente de materiais biológicos como cabelo, sangue, sémen, entre outras evidências frequentemente encontradas nas cenas do crime. 

O trabalho em laboratório direcciona-se então para o reconhecimento, identificação, individualização, e avaliação de vestígios físicos dentro dos procedimentos legais.

O cientista forense poderá fazer parte de grupos laboratoriais dedicados à análise de amostras, peritagem na análise de documentos (por exemplo para instituições bancárias ou seguradoras), peritagem na validação de evidências ou ainda na análise da informação apresentada em tribunal como prova.