Tailândia: dois mil fetos descobertos num mosteiro
"Pelo menos dois mil fetos humanos foram descobertos pela polícia tailandesa na morgue de um mosteiro budista, em Banguecoque, revela a agência EFE, citada pelo «El Mundo».
A descoberta dos fetos, no mosteiro de Phai Ngern, deu-se na terça-feira, quando a polícia encontrou 348 cadáveres dentro de sacos plásticos, após vários moradores se queixarem do mau cheiro de um dos edifícios do mosteiro. A partir daí foi um abrir de uma caixa de Pandora. Na sexta-feira, já tinham sido descobertas 1800 vítimas.
Na sequência desta operação foram detidos vários trabalhadores da morgue e uma mulher , apanhada em flagrante, quando ia depositar os fetos com origem em abortos ilegais praticados em várias clínicas médicas da região.Segundo a polícia, a mulher confessou que há cinco anos que depositava fetos naquele mosteiro e em outros dois locais.
O aborto só é legal na Tailândia em caso de violação, se estiver em causa a saúde da mãe, malformação fetal, ou em caso de incesto.
A maioria dos grandes mosteiros da Tailândia tem uma casa mortuária onde os corpos são mantidos até que as famílias dos falecidos até serem cremados ou as famílias arranjarem dinheiro para o funeral."
(in público 16-11-10)